sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O Nosso Forúm... (entrevista)

Decidi fazer duas entrevistas para esta rubrica, sendo uma delas a um utilizador normal, e a outra a uma pessoa que até aqui não conhecia o Pokéforum, de modo a tirar algumas conclusões. Conclusões estas que verão serem bastante contraditórias com as recentes críticas em relação ao nosso forúm.
O conteúdo destas entrevistas não foi distorcido de maneira alguma e as razões dadas para a escolha dos participantes são as verdadeiras.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

O primeiro entrevistado escolhido foi um utilizador conhecido por Icy, no entanto este mostrou-se incapaz de expôr a sua opinião ao público.
Tinha-o seleccionado por ser alguém que já foi banido 2 vezes e, portanto, achei que as suas respostas fossem algo diferentes daquelas dos restantes.

Por esta razão foi substituído pelo utilizador conhecido por Lólindir Elanessë. Os motivos da escolha foram bastantes, entre eles o facto de ser um utilizador honesto, correcto e já com alguma experiência no mundo pokémon.

I.D:
Nome: Diogo
Idade: 17
A.K.A.: Lólindir Elanessë

Comecei por perguntar se gostava do forúm e de estar lá, pelo que respondeu que sim, apenas contrariado por algumas “surpresas de alguns membros que não sabem do assunto”.
Perguntei, de seguida, a razão que o tinha levado a criar uma conta de utilizador. É já sabido que este utilizador é um amante de Metagame, daí a razão de ter participado no 3º Torneio Oficial do Pokéforum, logo a resposta resume-se ao facto ter saudades de batalhar “com gente que também sabe disso”.
Depois de uma pequena pausa para recuperar o fôlego, questionei-o se tinha notado alguma mudança no forúm desde a sua entrada (exclamou apenas “sim”), se para melhor ou pior e porquê. Num tom de bricadeira, disse que o forúm mudou mais ou menos para melhor, pois ele tinha ajudado.
Já falando da moderação, diz que acha que alguns moderadores são bons e sabem o que fazem, enquanto que outros “estão apenas a guardar lugar”, mas também disse: “até agora não me posso queixar, fiz amizade com muitos deles e já os ajudei nalgumas ocasiões, e acho que todos os que pertencem ao fórum deviam fazer o mesmo e mostrar respeito por eles, pois tenho a certeza que tentam fazer o seu melhor, só que é difícil agradar a todos”. Acha, igualmente, que alguns reguladores do forúm abusam da sua autoridade.
Sobre a organização do forúm disse: “até está bem, só acho que os moderadores deviam pedir algumas informações. Por um lado, por outro também sei que é difícil agradar a todos e há muita gente no fórum que ainda é muito criança, apesar da idade de alguns.”
Para acabar interroguei-o se fazia tenções de continuar a fazer parte da nossa grande comunidade, e se gostaria, um dia, de ser moderador. Para as duas perguntas a resposta foi sim e que “gostava muito de ser moderador, nem que fosse para ensinar alguns a comportarem-se”.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Passemos, então, para o segundo sujeito entrevistado.

A pessoa que escolhi para visitar o Pokéforum pela primeira vez foi um rapaz, português, que conheci no Shoddy Battle. Contacto com ele há já algum tempo e sei que é um rapaz igualmente de confiança. O objectivo desta entrevista foi ver o que acha do forúm alguém que nunca o tinha visto antes.

I.D:
Nome: David Mateus
Idade: 16
A.K.A.: mateus david

Sendo um jogador que também gosta de Metagame, achei que poderia estar interessado em ter a oportunidade de aprender algo sobre o mesmo.
Dei-lhe, então, o site do forúm e pedi-lhe para ele aceder a este.
Nem 10 segundos depois aparece a seguinte exclamação no ecrã do meu computador: “Mais de 13600 posts naquilo do D/P!”. Ao perguntar o que achava à primeira vista, ele respondeu: “está fixe, é capaz de ter lá bastantes coisas”.
Notava-se um certo entusiasmo nas suas palavras, pelo que inquiri se gostava de se inscrever. “Estava mesmo a pensar nisso.” Amor à primeira vista.
Deixei-o explorar durante mais algum tempo, de modo a poder responder melhor às minhas perguntas.
Passados alguns minutos, perguntei-lhe o que achava da organização do forúm (pois é aquilo que demora menos tempo a avaliar, com certeza) e ele respondeu que achava que estava tudo muito bem organizado, com tudo no seu devido lugar, e ,ao ser interrogado se achava que aprenderia algo ali, ele disse que ainda não tinha visto bem, mas que “no meio de tanta coisa seria provável que aprendesse algo”.
Quando o questionei se iria ajudar no crescimento do mesmo, ele replicou que tentaria, mas que já havia pessoas inscritas melhores que ele para o fazer.
Como a excitação de explorar o site foi tanta, não quis importuná-lo mais, pelo que acabei a minha entrevista aqui.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Conclusão:
O objectivo destas entrevistas era saber o que tinha atraído estes dois amantes de Pokémon ao nosso forúm, assim como tomar conhecimento do que poderia ser mudado, de modo a melhorar.
As recentes críticas ao Pokéforum diziam que este estava no caminho da auto-destruição, no entanto, ao contactar com estes dois indivíduos, com idades consideradas aceitáveis no ponto de vista de coerência e saber (ou seja, já têm alguma sensatez no que toca ao peso dos prós e contras), e com as suas opiniões, estas contrariam essas teses.
No caso do utilizador registado (Lólindir), ficamos com a impressão de que, como tudo, nada é perfeito. O que não significa que o nosso pequeno espaço (cada vez maior) não seja um exemplo de uma comunidade ordeira, amigável e com a grande âmbição de ajudar aqueles que tenham dúvidas em relação ao tema principal (ou outros).
Isto ficou provado quando um jogador de Pokémon, com anos de experiência, se mostrou interessado em fazer parte desta mesma comunidade, apenas 10 segundos após ter contactado com o site pela primeira vez.
Quem disse que o Pokéforum tinha perdido o seu charme?
Quem quer que tenha sido, provou-se errado após esta experiência.

Entrevista por alpha.

Até Segunda.
Bye, me hearties.

1 comentário:

Anónimo disse...

Amen para as duas ultimas frases