quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Tiers

Existem pokémons mais fortes que outros, é um facto que todos nós sabemos. Não podemos fazer nada para mudar isso, a não ser, escolher os melhores deles para não sermos vencidos pelo nosso adversário.
Mas não achas injusto se tivesses de te confrontar com um adversário com pokémons bem mais poderosos que os teus? Perder o jogo todo pela força dos pokémons adversários...
É por isso que no metagame os pokémons estão agrupados em grupos, de acordo com o "poder" (e por poder refiro-me aos Base Stat) de cada um. Assim, se os dois adversários concordarem em usar pokémons que estejam dentro do mesmo grupo, não haverá injustiça para nenhum dos lados, pois os dois estão equilibrados.
Tiers são listas de ranks onde estão inseridos os pokémons de acordo o seu poder.

Que grupos são esses?
Já deves ter ouvido falar em "Ubers" e "OU". Estes são dois grupos de Tiers.
Ao todo existem 5 grupos de tiers, são eles: Ubers, OU (OverUsed), BL (BorderLine), UU (UnderUsed) e NU (NeverUsed).
Também existe outro grupo chamado NFE (Not Fully Evolved), que, como diz o nome, são pokémons que não estão evoluídos no seu estágio final, e que, por isso, nunca são usados (a menos que queiras perder).
Como podes ver há vários tiers por onde escolher. É preferível que todos os teus 6 pokémon pertençam ao mesmo grupo, mas nada te impede de usares pokémons de vários grupos misturados (mas isto não é recomendado).

Uber:
Os pokémons dentro deste grupo são todos lendários, excepto um - o Wobbuffet. Este é o grupo que tem os pokémons mais poderosos e mais difíceis de encontrar (e portanto mais dificilmente terão bons IV's). Este não é o grupo mais usado no metagame actual. Alguns jogadores não aceitam Ubers nas suas batalhas, por serem extremamente fortes. Pelo contrário, há jogadores que combatem com equipas só compostas por Ubers.
Ubers existem para manter equilibrado a tier OU removendo pokémons demasiado poderosos (competitivamente e por análises) que não se encaixariam nos OU.

Lista de Ubers:
http://www.smogon.com/dp/tiers/uber

OU:
Estes são os mais frequentemente usados em batalha. São os OU que "reinam" no metagame.
Como o objectivo é combater competitivamente, assumimos que os pokémons normalmente usados em batalha são mais fortes que a maioria dos outros pokémons, porque o objectivo final do jogo competitivo é a grande vitória, que é conseguída por uma equipa "poderosa".
Os OU são USADOS NORMALMENTE, FORTES

Lista de OU:
http://www.smogon.com/dp/tiers/ou

BL:
Os pokémons pertencentes a este grupo não são tão vistos e usados quanto os tier OU, mas são muito mais poderosos que os UU. Estes pokémons não são considerados tão mais fracos que os OU, podendo, também, serem usados num jogo OU.
Os BL são USADOS OCASIONALMENTE, FORTES.

Lista de BL:
http://www.smogon.com/dp/tiers/bl

UU:
Os pokémons deste grupo não são usados frequentemente, pois são muito fracos, devido aos seus baixos base stats. Não quererás ter uma equipa só destes pokémons, podendo haver uma excepção de uso, em que um pokémon deste grupo seja uma peça fundamental para a equipa.
Os UU são USADOS RARAMENTE, FRACOS.

Lista de UU:
http://www.smogon.com/dp/tiers/uu

NU:
Como o nome deste tier indica, estes são Nunca Usados. Ninguém usa estes pokémons numa batalha competitiva pelos seus baixos Base Stats. São pokémons sem uso.
Os NU são NUNCA USADOS, MUITO FRACOS

Texto produzido por Spirit.
E é tudo por hoje. Até à próxima Quinta.

3 comentários:

Anónimo disse...

O grupo no qual os pokémons estão inseridos não depende apenas dos seus Base Stats. Existem outros factores ainda mais importantes como o movepool (os ataques aos quais os pokes têm acesso), fraquezas, resistencias e a versatilidade...

Spirit disse...

Boa Firewolf :P
Não fosses tu o meu mentor XD

Anónimo disse...

Sim, a contar com o que Firewolf disse, temos o exemplo do Garchomp, que há quem o considere Uber, devido aos seus Stats, e movepool, e tambem lendarios que nao sao considerados Ubers, etc!!

Mas acho que está muito bem conseguido o Post!! Tás lá Spirit :D

Continuem o vosso grande trabalho